19/12/2018

Fique por dentro: Saiba mais sobre Grupos Cinófilos

Dicas, Informações,


De acordo com a Féderation Cynologique Internationale (FCI), utilizando as características morfológicas e funcionais e as heranças genéticas das raças, existem 10 Grupos de cães. Essa divisão por grupos também é utilizada para os julgamentos de exposições caninas dentro e fora do país. Em diversos outros países, inclusive no Brasil, também existe um grupo adicional, o 11º Grupo reunindo as raças ainda não reconhecidas pela FCI.


O Grupo 1 reúne os cães pastores e boiadeiros (exceto os suíços) que foram criados exatamente para ajudar no manejo e proteção de rebanhos e do próprio homem. Em geral são fortes, velozes e resistentes, características essas que, somadas a uma excepcional inteligência e vigor, as tornam raças completas e versáteis, desempenhando várias outras funções. Entre as raças pertencentes ao Grupo 1 estão o Collie, Australian Calle Dog, Border Collie, Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor de Shetland, entre outras.


Cães de guarda, trabalho e utilidade estão reunidos no Grupo 2. A FCI reuniu, sobretudo, as raças que cumprem tradicionalmente essas funções desde a antiguidade. Cães de montanha e mastins, descendentes dos molossos como Boiadeiro Bernês, Dogo Argentino, Terra Nova, Mastino Napolitano, São Bernardo, e raças germânicas como o Boxer, Dobermann, Dogue Alemão, Pinscher Miniatura, Rottweiler e Schnauzers estão presentes nesse grupo. O nosso Fila Brasileiro também faz parte desse grupo.


Como o nome já anuncia, os Terriers são cães de caça na terra e formam o Grupo 3. São animais resistentes e inteligentes, bastante populares desde a antiguidade. Entre as raças pertencentes ao Grupo estão o American Staffordshire Terrier, Bull Terrier, Fox Terrier, Jack Russel Terrier, Yorkshire Terrier e o nosso Terrier Brasileiro


O Grupo 4 compreende os três tipos de Dachshund ou Teckel, nas suas diferentes pelagens (pelo duro, liso e longo). Populares por serem cães de caça em toca, com apurado olfato e dotes físicos, desempenham as funções de rastreio e abatimento de presas em tocas com muita destreza. São animais afetuosos, muito inteligentes e excelentes cães de companhia. Sua característica física mais marcante é a desproporção entre corpo mais alongado e membros curtos. 


Akita, Basenji, Chow Chow, Husky Siberiano, Samoieda, Shiba e os Spitzes são algumas das raças que figuram no Grupo 5. A FCI reuniu nesse grupo os cães de origem nórdica e aqueles de tipo primitivo. Em geral, são raças com pelagem dupla (pelo e subpelo), orelhas de forma triangular e rabo enrolado e/ou pontudo, sendo animais em geral muito resistentes ao frio e a longas caminhadas. Inteligentes, são capazes de executar trabalhos de força, como tração, pastoreio e até a guarda. De comportamento dócil e sociável, mas algumas vezes reservados com pessoas estranhas, em geral detestam viver sozinhos, remetendo sua essência próxima aos lobos, que vivem em matilhas.


O Grupo 6 da cinofilia internacional reúne os cães do tipo sabujo e farejadores. São raças com excelente resistência física que, combinada a um olfato inigualável, os fazem perfeitos cães perseguidores. Enquanto algumas raças são conhecidas por sua individualidade, os sabujos têm um instinto apurado para o trabalho coletivo, em matilha. Sua inteligência e sociabilidade também os tornam excelentes para companhia. Figuram nesse Grupo o Basset Hound, Beagle, Bloodhound, Dálmata, Foxhound Americano e Inglês e o Rhodesian Ridgeback.


Cães apontadores formam o Grupo 7. Esses animais são capazes de mostrar ao caçador a presença da presa, se tornando assim perfeitos para auxiliar na caça moderna, ou seja, com presença de armas de fogo. Quando localizam a presa, apontam com o corpo imóvel sua posição. Braco Alemão, Braco Italiano, Perdigueiro Português, Pointer Inglês, Setter Gordon, Inglês e Irlandês, Vizsla e o Weimaraner figuram entre as raças mais populares nesse Grupo.


O Grupo 8 reúne raças de cães retrievers, levantadores e cães d’água, muito populares em todo o mundo. Entre as raças, Cão D’água Português, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, Golden Retriever, Labrador Retriever e Springer Spaniel Inglês são alguns destaques. Os animais pertencentes a esse Grupo são vigorosos, enfrentam facilmente qualquer tipo de terreno, sendo responsáveis pela recuperação da caça após o abatimento ou ainda espantá-la para facilitar sua localização. Tem uma inteligência ímpar e são de fácil adestramento, sendo assim capazes de desenvolver funções importantes como farejadores, cães de salvamento, cães-guia de cego e cães de assistência para pessoas com deficiência física.


O Grupo 9 reúne os cães de companhia. Essas raças se destacam pela amabilidade e pelo gosto de estar sempre ao lado dos seus donos, amigos e familiares. Bichon Frisé, Boston Terrier, Buldogue Francês, Cão de Crista Chinês, Cavalier King Charles Spaniel, Chihuahua, Lhasa Apso, Maltês, Poodles, Pug e Shih Tzu são algumas das raças que pertencem a esse Grupo. 


Ágeis e imponentes, os galgos ou lebréis compõem o Grupo 10 da cinofilia. Durante séculos, as raças desse Grupo representaram a imponência aristocrática entre os cães. Foram historicamente companheiros de príncipes e soberanos durante toda a história e tem sua origem remota, ainda desconhecida. Há registros de sua presença no Egito antigo e em outras civilizações árabes e até na Rússia. São velocistas por natureza e combinam aparência elegante e excelente visão como características principais. Hoje em dia também são apreciados como cães de companhia, de luxo ou ainda na caça, corrida e outras atividades esportivas. Afghan Hound, Borzoi, Greyhound, Pequeno Lebrel Italiano, Saluki, Whippet e Wolfhound Irlandês são alguns cães que pertencem a esse Grupo.


No Brasil e em vários outros países, as exposições caninas também contam com o 11º Grupo, que reúne as raças não reconhecidas ou em processo de reconhecimento pela FCI. Pertencem a este Grupo cães das seguintes raças: American Bully, American Pit Bull Terrier, Biewer Terrier, Buldogue Americano, Buldogue Campeiro, Ovelheiro Gaúcho, Veadeiro Pampeano, dentre outras. 


Ficou curioso e quer saber mais sobre essas e outras raças caninas? Acesse nova página de padrões.

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com

Precisa de ajuda?