Comportamento e Função das Raças Caninas - Projeto Cinofilia nas Universidades 10/04/2024 - das 20:00 às 22:00h (horário de Brasília).

Iniciando a série de palestras com a Universidade de Caxias do Sul- UCS com o apoio do Kennel Clube de Caxias do Sul, através do curso de Medicina Veterinária na Disciplina Etologia e Bem-Estar Animal, teremos a presidente do Conselho Cinotécnico da CBKC, Dra. Monica do Amaral abordando o Comportamento e Função das Raças Caninas. É uma excelente oportunidade para os alunos e público em geral. A palestra será ministrada de forma on-line gratuita e com emissão de certificados de participação.

Comportamento e Função das Raças Caninas - Projeto Cinofilia nas Universidades 30/11/2023 - das 20:00 às 22:00h (horário de Brasília).

Dando prosseguimento a série de palestras com a Universidade de Caxias do Sul- UCS com o apoio do Kennel Clube de Caxias do Sul, através do curso de Medicina Veterinária na Disciplina Etologia e Bem-Estar Animal, teremos a presidente do Conselho Cinotécnico da CBKC, Dra. Monica do Amaral abordando o Comportamento e Função das Raças Caninas. É uma excelente oportunidade para os alunos e público em geral. A palestra será ministrada de forma on-line gratuita e com emissão de certificados de participação.

Comportamento e Função das Raças Caninas - Projeto Cinofilia nas Universidades 22/11/2023 - das 20:00 às 22:00h (horário de Brasília).

Iniciando a série de palestras com a Universidade de Caxias do Sul- UCS com o apoio do Kennel Clube de Caxias do Sul, através do curso de Medicina Veterinária na Disciplina Etologia e Bem-Estar Animal, teremos a presidente do Conselho Cinotécnico da CBKC, Dra. Monica do Amaral abordando o Comportamento e Função das Raças Caninas. É uma excelente oportunidade para os alunos e público em geral. A palestra será ministrada de forma on-line gratuita e com emissão de certificados de participação.

Conheça o Borzoi 25/07/2023 - das 20:00 às 22:00h (horário de Brasília).

Cão de aparência aristocrática, de elevada estatura, esguio e robusto, harmoniosamente construído, pernas bastante altas, corpo razoavelmente estreito. Construção ligeiramente alongada. O temperamento é calmo, resposta visual é bem evidente. A atitude em relação às pessoas é neutra para amigável.

Assista ao Vídeo

Conheça o Chow Chow 13/06/2023 - das 20:00 às 22:00h (horário de Brasília).

De aspecto leonino, língua preto-azulada é característica, ativo, independente, bom guardião, leal e reservado. A ascendência do Chow é atribuída à China, onde ele foi mantido como cão de guarda e também usado para a caça. Os Chows têm sido reconhecidos na China por mais de 2.000 anos e estão relacionados aos cães nórdicos do tipo Spitz.

Conheça o Cavalier King Charles Spaniel 14/03/2023 - das 19:30h às 22:00h (horário de Brasília).

O Cavalier King Charles Spaniel é uma raça oriunda do Reino Unido. É um cão com uma personalidade ímpar, ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce que cativa pelo seu olhar carinhosso e jeito calmo de ser. Temperamento alegre, amigável, impetuoso e afetuoso. É um cão ideal para toda a família, adora crianças, idosos e é muito tolerante.

Conheça o Yorkshire Terrier 29/11/2022 - das 19:30h às 22:00h (horário de Brasília).

De pelagem longa, com o pelo pendendo completamente reto e uniformemente. Muito compacto e elegante, portado muito verticalmente, conferindo um ar importante. Um cão Terrier de companhia alerta, inteligente e vivaz.

Assista ao Vídeo

Conheça o Pointer Inglês 18/10/2022 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Aristocrático. Alerta com aparência de força, resistência e rapidez. Agradável e equilibrado. Simetricamente bem construído, de contorno geral com uma série de curvas graciosas. Uma aparência forte e ágil.

Assista ao Vídeo

Conheça o Akita 17/08/2022 - das 20:00h às 21:00h (horário de Brasília).

O Akita é uma raça canina japonesa primitiva, de grande porte, constituição robusta, bem balanceado e com muita substância, caracteres sexuais secundários nitidamente definidos, com grande nobreza e dignidade na sua simplicidade. O temperamento é calmo, fiel, dócil e receptivo.

Assista ao Vídeo

Conheça o Bichon Havanês 05/07/2022 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília).

O Bichon Havanês é um cão pequeno e robusto de grande charme. É um pouco mais comprido do que alto e coberto com uma pelagem abundante, leva a calda livremente enrolada sobre garupa. Nativo de Cuba, o havanês evoluiu ao longo dos séculos do mimado cão de colo da aristocracia para o que é hoje, o cão de estimação perfeito para os habitantes desta pequena ilha tropical.

Assista ao Vídeo

Conheça Cimarrón Uruguayo 14/06/2022 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

A origem do "Cimarrón Uruguayo" é incerta. Sabe-se que descende dos cães introduzidos pelos conquistadores espanhóis e portugueses. Do cruzamento desses bovinos, abandonados em nosso país, e de uma seleção natural, onde só sobreviveram os mais aptos, mais astutos e fortes, e que nasce o Cimarrón Uruguayo. Os habitantes daquela época, reconhecendo ou valorizando essas casas, nos domesticaram e, progressivamente, passaram a utilizá-las de forma muito produtiva como guardiões de seus estabelecimentos e não trabalhavam diariamente como gado.

Assista ao Vídeo

Conheça o Dálmata 26/04/2022 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Dálmata: Um grande companheiro com muitas funções. Sua história, origem e diferença de padrões. A Criação no Brasil e no Mundo em um passado recente e na atualidade Interpretação do Padrão e considerações pela visão do criador.

Assista ao Vídeo

Conheça o Buldogue Campeiro 22/03/2022 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

O Buldogue Campeiro tem sua gênese através dos buldogues trazidos ao Brasil pelos imigrantes europeus, sendo desenvolvida no sul do país. A palavra "Campeiro" remete a campo, relacionado a raça ao seu meio de origem. Eram utilizados durante a captura de gado arredio criado em ambiente hostil de campo e mata nativa, auxiliando na localização, captura e condução desses animais, além de companheiros e guardiões do homem do campo.

Assista ao Vídeo

Balanço CBKC 2021 14/12/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Balanço do ano cinófilo de 2021 e World Dog Show Brasil 2022.

Conheça o Dogo Argentino 30/11/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Esta raça é originária da província de Córdoba, região mediterrânea da República Argentina. É um cão atlético,poderosa musculatura, é ágil, seu aspecto exterior lhe dá a sensação de potência, energia e força, contrastando com a sua expressão de amizade e mansidão. Integralmente branco, pode ter apenas uma mancha escura no crânio.Sua fortaleza, tenacidade, olfato e valentia o fazem inigualável dentre os cães de matilha para a caça de javalis, pecaris, pumas e outras espécies predadoras da agricultura e de criações de gado que habitam as vastas e heterogêneas regiões do território argentino.

Assista ao Vídeo

Desvendando os padrões e suas faltas. A priorização da saúde e bem-estar dos cães. 16/11/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

O entendimento dos padrões das raças caninas e o julgamento de cães são tarefas de extrema responsabilidade, uma vez que além de contribuírem na seleção de exemplares para a criação, devem priorizar a saúde e bem-estar do animal. Nessa palestra serão abordados os pontos de atenção relacionados à avaliação externa (fenotípica) visando a qualidade de vida do cão, com enfoque nas faltas constantes nos padrões a serem consideradas na seleção pelo árbitro e pelo criador.

Conheça o Pequeno Lebrel Italiano 02/11/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

O pequeno Greyhound Italiano descende dos pequenos “sighthounds” (lebréis) que já existiram no antigo Egito na corte dos Faraós. Passando pela Lacônia (Grécia), onde numerosas representações em vasos e tigelas confirmam isto, a raça chegou à Itália no início do século V A.C. Seu maior desenvolvimento ocorreu durante a era do Renascimento na corte dos nobres. Não é raro achar o Pequeno Lebrel Italiano representado em pinturas dos maiores mestres italianos e estrangeiros.

Assista ao Vídeo

Exterior do Cão: Pelo e Pelagem 19/10/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Externamente, o cão é revestido pela pele, importante órgão de proteção do corpo e com variadas funções, e por seus anexos, incluindo pelos e unhas. Essas estruturas exteriores assumem um papel extremamente importante como critério de seleção na criação e avaliação do animal, sendo individualmente descritas nos padrões de cada raça canina. A pele dos cães é bastante elástica e resistente, podendo ser mais aderida, ou mesmo frouxa a ponto de formar pregas ou rugas que pendem pelo corpo, dependendo do tipo de trabalho que a raça realiza, além de variados tons e graus de pigmentação. Já a pelagem é o conjunto dos pelos que recobrem um cão, e geralmente composta por dois tipos: o pelo principal ou externo, e o secundário ou subpelo. A pelagem pode variar quanto à coloração, composição, tipo, comprimento, textura e densidade, dependendo da herança genética de cada raça. Nessa palestra serão abordadas as características da pele e pelo do cão, e seus cuidados gerais (Grooming e Trimming).

Conheça o Chihuahua 05/10/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

O Chihuahua é considerado a menor raça do mundo, recebe o nome do maior estado da República Mexicana (Chihuahua), onde se supõe que viveu de forma selvagem e foi capturado e domesticado pelos indígenas durante a época da civilização “Tolteca”; ilustrações de um cão pequeno chamado “Techichi”, que habitou em Tula, foram incluídas na decoração de sua arquitetura, as quais eram muito similares ao atual Chihuahua.

Assista ao Vídeo

Exterior do Cão - Da cabeça à Cauda 21/09/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Na criação e avaliação de cães, as características exteriores (fenótipo) assumem um papel extremamente importante como critério de seleção, e são individualmente descritas nos padrões de cada raça canina. Todo o exterior do cão é dividido em áreas particularmente delimitadas, conhecidas como regiões, e que recebem uma denominação que, em cinofilia, nem sempre coincide com aquela estabelecida pela nômina anatômica. Algumas delas são de grande importância na caracterização do cão, tais como a cabeça, olhos, orelhas, trufa (nariz), linha superior e cauda, as quais serão abordadas de maneira particular considerando suas peculiaridades nas diferentes raças.

Conheça o Maltês 07/09/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas Centrais do Mediterrâneo onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam em profusão nos armazéns dos portos e nos porões dos navios. Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384- 322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Este cão era conhecido na Roma Antiga; companheiro favorito das matronas, foi elogiado por Strabon, poeta latino do Primeiro Século A.D. Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascência mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado das belas damas daquele tempo.

Assista ao Vídeo

Noções básicas de genética em Cães 24/08/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

A genética é uma área de grande importância da criação de qualquer espécie, e vem ganhando ainda mais relevância na cinofilia com os avançoes da última década. Nesta palestra serão abordados de forma geral os conceitos básicos mais importantes para os cinófilos que desejam iniciar seus estudos na área, e mostrar de que forma o próprio criador pode conduzir sua atuação dentro dos preceitos de bem-estar animal, com relação à hereditariedade e doenças com influências genéticas, e em quais situações é necessária a atuação técnica de um profissional geneticista.

Conhecendo o Pastor Alemão 10/08/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Muitas raças de cães se tornaram populares porque têm uma ou duas características distintas que as pessoas realmente admiram e apreciam, mas o que talvez define o Pastor Alemão para além de outras raças populares é a constelação única de atributos que essa raça possui: fiel, amoroso, inteligente, destemido, ágil e forte, corajoso e vigilante, prestativo e obediente, sério, bonito, digno - esses adjetivos podem legitimamente ser usados para definir a versatilidade do Pastor Alemão, que é mundialmente conhecido, respeitado e amado, como cão policia, de guarda, de proteção familiar e patrimonial, cão-guia de cegos, de pastoreio, farejador, rastreador e outros.

Assista ao Vídeo

As Principais Doenças Endócrinas em Cães 27/07/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Iremos abordar as principais endocrinopatias em cães - suas principais manifestações clínicas e as implicações na criação. Entre outras coisas, abarcaremos quais as raças mais predispostas, a hereditariedade conhecida de cada doença e a influência do meio ambiente no desenvolvimento das endocrinopatias.

Conheça o Border Collie 13/07/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Perspicaz, alerta, receptivo, inteligente e tenaz. Muito dócil, obediente e apegado ao dono. Trabalha pesado, grande sociabilidade e adora esportes.

Assista ao Vídeo

Critérios Importantes na Criação e Seleção de Cães de Raça 29/06/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

A criação de cães de raça pura é uma atividade que atravessa os séculos e tem a finalidade de proteger, preservar e divulgar as diversas raças caninas existentes. Muita ciência e experiência observacional envolvem este "esporte" e o constante estudo ajuda o criador sério a aprimorar o seu plantel e, consequentemente, a sua raça. Nesse contexto, existem importantes critérios a serem levados em consideração para a seleção e criação de cães de raça, os quais serão abordados nesta palestra.

Conheça o Weimaraner 15/06/2021 - das 20:00h às 22:00h (horário de Brasília).

O Weimaraner é provavelmente a mais antiga raça pura de aponte alemã, criada há mais de 120 anos. Cão de caça, tamanho médio para grande. Adaptado ao trabalho, de forma harmoniosa, com tendões visíveis e muito musculoso. versátil, fácil de ser treinado, firme de temperamento e apaixonado cão de caça. notável habilidade para o faro. Confiável no aponte e no trabalho na água.

Assista ao Vídeo

Entendendo a movimentação das raças caninas 01/06/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília).

A movimentação adequada das raças caninas tem total relação com a correta conformação, conforme o trabalho a ser realizado pelas diversas raças. Nesse contexto, o estudo da movimentação dos cães é extrema importância para auxiliar na avaliação da estrutura anatômica do exemplar, e consequentemente na execução e desempenho do trabalho conforme o tipo rácico.

Assista ao Vídeo

Conheça o Shih Tzu 18/05/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília).

As pessoas tendem a se confundir entre os Apsos e Shih Tzu, mas há uma série de diferenças muito distintas entre eles. As raízes desta raça estão no Tibete, mas ela foi desenvolvida na China, onde cães como estes viviam nos palácios imperiais. A China se tornou uma república em 1912, após o que exemplares da raça encontraram seu caminho para o ocidente, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não ocorreu antes de 1931. Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado para o The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados em 1949.

Assista ao Vídeo

Conheça o Dogue Alemão 20/04/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília).

Uma raça gigante, que alia nobreza e elegância, a força e robustez, em perfeita harmonia, que recebeu o digno título de APOLO DOS CÃES. O Dogue Alemão reúne à sua nobreza, constituída por uma constituição forte, vigorosa e bem proporcionada, altivez, força e elegância. Devido à sua substância, aliada à sua nobreza, aparência harmoniosa, bem como a sua silhueta bem proporcionada e à cabeça especialmente expressiva fazem com que quem o vê tenha a impressão de estar diante de uma estátua cheia de nobreza.

Assista ao Vídeo

Suplementos Nutricionais para Cães: Quando, como e porquê? 06/04/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília)

Fornecer uma alimentação completa e de qualidade é fundamental para garantir o sucesso em cada etapa de vida do cão, sendo o primeiro passo para garantir uma criação de sucesso. Em certas ocasiões, porém, por conta de necessidades e situações específicas, pode ser importante uma nutrição diferenciada para otimizar o bom funcionamento e rendimento do organismo. É nessa hora que entra em cena a suplementação nutricional, importante aliada à saúde animal, na medida em que atua auxiliando no suporte ou recuperação dos animais em casos críticos. Nessa palestra vamos entender quando, como e por quê do seu uso no dia a dia e em diversas situações do cotidiano do cão.

Criando o Bulldogue Francês 23/03/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília)

Um cão sociável, alegre, brincalhão, ativo. O Buldogue Francês é um cão possante para seu pequeno talhe, brevilíneo, atarracado, compacto em todas as suas proporções, ativo, inteligente, muito musculoso, de estrutura compacta com uma sólida ossatura.

Assista ao Vídeo

Manejo reprodutivo na criação de cães 09/03/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília)

O manejo reprodutivo de um canil envolve um trabalho conjunto entre médicos veterinários e criadores para estabelecer protocolos de cuidados de saúde, genética, nutrição e reprodução baseados em princípios científicos sólidos, bem como em sistemas práticos. Nesses protocolos são envolvidos os cuidados com os reprodutores (machos e fêmeas) objetivando o nascimento de filhotes vivos e viáveis, prezando pelo bem-estar na criação, temas esses que serão abordados na palestra.

Conheça o Rastreador Brasileiro 23/02/2021 - das 19:00h às 21:00h (horário de Brasília)

Com muito orgulho, a CBKC anunciou que o Rastreador Brasileiro é a terceira raça brasileira plenamente reconhecida pela Federação Cinologica Internacional - FCI. Um trabalho de décadas para resgatar uma das mais tradicionais raças puras brasileiras premiado com essa notícia.

O Rastreador Brasileiro passa a ocupar o seu devido lugar no grupo 6, dos Hounds, mostrando seu porte, beleza e aptidão para o trabalho.

Assista ao Vídeo

I Congresso Online Internacional do Conselho de Adestramento da CBKC 06/12/2020 - das 09:00 às 19:30h (horário de Brasília)

Cronograma:

  • 09:00 – 09:15 | Abertura e boas-vindas - Fabio Amorim / Eduardo Carrera
  • 09:15 – 10:00 | O que é, o que faz, e quais os planos do CNA - Antonio Miranda / Cesar Beux / Rogerio Sandoval
  • 10:00 – 10:30 Palestra 1 | Cães de Raça – A importância da seleção genética através das modalidades (um pouco de história e funcionalidade) – Dimas Meinerz
  • 10:30 – 11:00 Palestra 2 | CBA – O que é o Agility. História, Regras e Regulamento - Dan Wroblewski
  • 11:00 – 11:30 Palestra 3 | CNCS – O que é a Comissão de Cães de Serviço – Fernando Bigeschi / João Corrente
  • 11:30 – 12:00 Palestra 4 | CNIGP – Visão Geral Sobre o Esporte - João Batista / Pablo Ruiz / Eduardo Giorge
  • 12:00 – 12:30 Palestra 5 | CBOB - Obediência FCI – Enrique Pera (Argentina)
  • 12:30 – 13:00 Palestra 6 | Condicionamento Físico Canino – Carolina Berkman
  • 13:00 – 13:30 Palestra 7 | CNM – Por dentro do Mondioring – Luiz Campanhã
  • 14:30 – 15:00 Palestra 8 | Campos de treinos/escolas. Treinando pessoas e formando Hobistas – Rogério Sandoval / Cesar Beux
  • 15:00 – 15:30 Palestra 9 | CNCS – Cães de Assistência. Histórico, denominações e funções específicas – Oliveiros Castro
  • 15:30 – 16:00 Palestra 10 | CNIGP – Como iniciar: Orientações à hobbistas e proprietários - João Batista / Pablo Ruiz / Eduardo Giorge
  • 16:00 – 16:30 Palestra 11 | CBA – A prática de Agility e seus benefícios a saúde dos cães - Drª Marcela Françoso
  • 16:30 – 17:00 Palestra 12 | As modalidades e o bem-estar canino – Gustavo Jantorno
  • 17:00 – 17:30 Palestra 13 | CNM – Mondioring na vida real – Leonardo Mattis
  • 17:30 – 18:00 Palestra 14 | Canicross - Willian Oliveira
  • 18:00 – 18:30 Palestra 15 | CNCS – Cães de Busca e Resgate - Walter Parizotto
  • 18:30 – 19:00 Palestra 16 | Engajamento Cão/Condutor – A base p/ qualquer esporte. Quero começar. Como fazer isso? - Celso Alves
  • 19:00 – 19:15 Encerramento | Eduardo Carrera

Criando um Filhote Mentalmente São 28/11/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Tudo que esperamos de um adulto em termos comportamentais dependerá não só de sua genética, nem tampouco apenas de seu treinamento ou condicionamento, mas principalmente de como ele será criado em seus seis primeiros meses de vida.

Assista ao Vídeo

Conhecendo o Lhasa Apso 21/11/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O Lhasa Apso veio do Tibet, onde muitos vivem em altitudes elevadas e o clima pode ser rigoroso. Ele tinha que ser um pequeno cão resistente para suportar essas condições, e isso teve uma grande influência sobre seu desenvolvimento. Seu pelo longo e áspero com seu denso subpelo agiam como isolantes durante o inverno, e a queda do pelo sobre os olhos os protegiam do vento, poeira e luminosidade. O Apso é uma das muitas raças do Oriente que vieram para o Ocidente. Os primeiros Apsos chegaram à Grã-Bretanha no início de 1920 e logo estavam sendo exibidos em Londres.

Assista ao Vídeo

Condicionamento Físico de Cães 14/11/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O condicionamento físico tem papel fundamental na preparação de nossos cães visando única e tão somente seu bem-estar, ou para prepará-los para exposições ou outros esportes e modalidades cinófilas. A atividade física regular, aliada a práticas de alimentação e manejo adequados, representa um pilar importante na saúde canina. Essa atividade física deve ser definida não só observando-se os objetivos dela, mas também respeitando-se aspectos morfológicos e fisiológicos do animal, evitando-se assim um comprometimento de sua saúde, e zelando pelo seu bem-estar.

Assista ao Vídeo

O Fidalgo Pequinês 07/11/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O Pequinês também chamado de Pekingese é uma antiga raça originária da China, foi favorecida pela realeza da corte imperial chinesa como cão de colo quanto como cão de companhia. Por muitos anos , este cão era privilégio dos nobres chineses e o cão oficial do budismo. A implementação da raça no Ocidente ocorreu em meados do século XIX com as importações da Grã-Bretanha. Um cão independente, corajoso e destemido.

Assista ao Vídeo

Tecnologia do sêmen e inseminação artificial em cães 31/10/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O avanço da cinofilia tem possibilitado sua entrada na era da biotecnologia reprodutiva, principalmente pela difusão do uso da inseminação artificial, seja com o sêmen refrigerado que pode ser eficientemente transportado entre regiões distantes, seja pela possibilidade da congelação do sêmen de grandes reprodutores por períodos indefinidos. São, entretanto, diversos os fatores que podem influenciar o sucesso dessa biotécnica, como a origem do sêmen, o adequado monitoramento do ciclo estral da cadela, e o uso de uma técnica apropriada de deposição do sêmen, pontos esses que serão abordados nessa palestra.

Assista ao Vídeo

Trimming e Grooming nas exposições de beleza e estrutura - CBKC/FCI 24/10/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

A comissão de Grooming da CBKC apresenta a Palestra sobre a Importância do Trimming e Grooming em diferentes raças para exposições de estrutura e beleza da CBKC/FCI com os membros Charly Andrade e Lúcia Aranha.
Tópicos Abordados:
Charly Andrade: A importância do Trimming em diferentes raças para as exposições de estrutura e beleza CBKC/FCI:
Raças abordadas:

  • Shih-Tzu
  • Maltês
  • Yorkshire Terrier
  • Spitz Alemão Anão
  • Pomerânia
  • Cavalier King Charles Spaniel
Lúcia Aranha: Poodles
  • Tosas autorizadas e Reconhecidas FCI
  • Tosas ultrapassadas
  • Facilidades, Tosas German e Moderna para Criadores
  • Idade dos cães e suas tosas

Assista ao Vídeo

Métodos de prevenção de problemas de saúde relacionados a cores de pelagens 17/10/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

A coloração da pelagem é uma característica de grande interesse na criação de muitas raças, seja por questões puramente estéticas, ou devido a demandas do mercado, que variam ao longo do tempo. No entanto, para algumas cores específicas, a importância do entendimento da herança genética é ainda maior, por estar relacionada à saúde e bem-estar das ninhadas produzidas. Na palestra serão apresentados os problemas de saúde relacionados à pelagem merle, às colorações diluídas (azul e isabela), e ao branco/"piebald".

Assista ao Vídeo

O glamoroso Afghan Hound 10/10/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Nesta interessante palestra você terá um verdadeiro curso sobre uma das raças mais exóticas da atualidade, o lindo Afghan Hound, um Galgo do Afeganistão. Nosso palestrante abordará com extrema competência todos os aspectos envolvidos na sua criação, seleção de exemplares, cuidados com sua exuberante pelagem, e todos os aspectos necessários para que você conheça a raça. O desenvolvimento do Afghan Hound aconteceu por povos nômades , que utilizavam o animal para caçar gazelas e lebres em função de sua visão apurada e sua facilidade para correr rápido. Nessa época esses cães eram chamados de Galgos Persas ou Barukhzy Hounds. Um lindo cão bastante impressionante, descrito como o mais elegante cão de raça da época. Hoje em dia, também um glamoroso cão de exposição que deve combinar força e dignidade, pelagem sedosa, e com expressão oriental.

Assista ao Vídeo

Criando Golden Retrievers 03/10/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O Golden Retriever faz parte do Grupo 8, que reúne raças de cães retrievers (recolhedores), levantadores e cães d’água, muito populares em todo o mundo. Os animais pertencentes a esse grupo são vigorosos, enfrentam facilmente qualquer tipo de terreno e natural habilidade para o trabalho. Possuem uma inteligência ímpar e são de fácil adestramento, sendo assim capazes de desenvolver funções importantes como farejadores, cães de salvamento, cães-guia de cego e cães de assistência para pessoas com deficiência física. Bastante inteligente, pronto para aprender truques, o Golden é um cachorro ativo e que gosta de ajudar e agradar a todos. São meigos, carinhosos, dóceis, que irão estar com você em todos os momentos.

Assista ao Vídeo

Responsabilidade Social da Indústria no Ecossistema dos Cães de Raça Pura 26/09/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

CBKC e Royal Canin Apresentam: Responsabilidade Social da Indústria no Ecossistema dos Cães de Raça Pura

A Displasia Coxofemoral e Cotovelos 19/09/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Se você possui um cão de grande porte certamente já deve ter ouvido falar sobre displasia coxofemoral, uma doença que é causada principalmente por predisposição ou tendência genética, entretanto atualmente acredita-se que fatores ambientais e de manejo do cão possam também ser outros causadores da displasia, principalmente durante a fase de crescimento do animal. Nesta palestra "A Displasia Coxofemoral e Cotovelos", você entenderá e poderá fazer perguntas sobre todas suas dúvidas sobre este grave problema, como identificá-lo e como evitar trazê-lo para sua criação.

Assista ao Vídeo

O Aristocrático Basenji 12/09/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Basenji é conhecido por ser o cão que não late, independente e afetuoso. Uma das raças de cães mais primitivas que existem e seu surgimento se deu África Central. Há registros de pinturas em pirâmides e tumbas egípcias de mais de 5 mil anos de idade, que registram animais com porte, cores e estruturas semelhantes aos do atual Basenji. Atualmente mantém a rusticidade e a simplicidade originaria característica da raça, fazendo com que o Basenji seja uma raça única.

Assista ao Vídeo

Técnica de Apresentação de Cães 05/09/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Tópicos abordados:

  • - Guia Básico
  • - Apresentação de Cães em Exposições
  • - Junior Handlers
  • - Regras para Competições de Junior Handling para Organizadores, Juízes e Competidores
  • - Regulamento das Competições de Junior Handler

Assista ao Vídeo

O Inteligente Schnauzer Miniatura 29/08/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Suas características correspondem às do Schnauzer e são determinadas pelo temperamento de um cão pequeno. Inteligência, intrepidez, resistência e suas aptidões para guarda fazem do Schnauzer Miniatura um agradável cão de família, como também, cão de guarda e de companhia que pode viver até mesmo em um apartamento pequeno, sem problemas.

Assista ao Vídeo

Conheça o Beagle 22/08/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

A raça foi estabelecida na Inglaterra no século XV. Não existe melhor visão do que uma matilha de Beagles em plena caça, suas cabeças baixas farejando, as caudas rígidas para cima e concentrados na perseguição. Durante certa época existiam Beagles de pelo duro, alguns dos quais eram pequenos o suficiente para serem transportados no bolso de um casaco de caça. O Beagle é o menor dos cães de matilha britânicos e deve ser seguido a pé, portanto, atraente para aqueles que não podiam seguir seus cães farejadores maiores a cavalo.

Assista ao Vídeo

O Estupendo Cocker Spaniel Americano 15/08/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O nome "Cocker" deriva de sua especialidade original em caçar um tipo de galinhola que na Inglaterra era chamada de "Woodcock". Posteriormente adicionou-se o "Spaniel" pois esse tipo de cães parece ter tido origem na Espanha. Quando os aficionados selecionaram os menores entre os Spaniels, na procura de um cão com disposição única,curiosidade e alegria incessantes, que se adequasse às caçadas de pequenas aves e foram desenvolvendo também um temperamento afetuoso e apaixonante que fez do "Cocker Spaniel Americano" um companheiro que se popularizou como grande amigo de adultos e crianças, sempre pronto a qualquer atividade a qualquer tempo.

Assista ao Vídeo

I Congresso Cinotécnico Online da CBKC 08/08/2020 e 09/08/2020 - das 08:30 às 19:10h (horário de Brasília)

Vem aí o "I CONGRESSO CINOTÉNICO ONLINE DA CBKC", um evento inédito realizado sob a forma de videoconferência e organizado pelo Conselho Cinotécnico da CBKC. Durante dois dias (08 e 09 de agosto) serão abordados assuntos técnicos relevantes à cinofilia (programação completa no site da CBKC) e contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais reconhecidos pela expertise. Inscrições GRATUITAS e vagas LIMITADAS, participe!

O Único - Whippet 01/08/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

A Raça de cães Whippet é uma das melhores amigas dos caçadores, perseguindo rapidamente coelhos e outros pequenos animais de caça. A natureza única desta raça, a personalidade amigável e a aparência elegante os tornam um favorito como companheiro de família e também no ringue. Eles podem ser ótimos animais de estimação em apartamentos: embora exijam muito exercício para consumir sua alta energia e também não gostam de ficar sozinhos em casa por longas horas do dia. Você pode não conseguir um ótimo cão de guarda com um Whippet, pois eles raramente latem, mesmo para estranhos, mas você terá um companheiro altamente afetuoso para toda a família.

Assista ao Vídeo

O Super Boxer 25/07/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O Boxer é uma raça enérgica, inteligente, atlética e leal, com um temperamento doce e brincalhão que o torna um companheiro ideal. Com suas fortes raízes estabelecidas em gerações de cães de combate e cães de família, os boxers costumam se dar muito bem com as crianças e possuem um fortíssimo instinto de proteção, tornando-os cães maravilhosos. Fieis defensores de seus donos, sua coragem comprova sua tradição como cães valentes. Nas palavras de um famoso criador, "O Boxer não é só uma raça, e sim um estado de espírito!" Os Boxers se tornaram-se incrivelmente populares nas últimas décadas, mas a raça remonta à Europa do Século XVI.

Assista ao Vídeo

Il Bravo - Mastim Napolitano 18/07/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

A Raça Mastim Napolitano cresceu muito nos últimos cinquenta anos. Selecionado para a luta, tem um caráter calmo, mas sabe reagir com coragem e decisão em defesa de seus donos. Nesta palestra, você encontrará as respostas para todas as suas perguntas sobre esta raça italiana, desde como identificar o filhote que atenderá plenamente às suas expectativas, até como mantê-lo em forma com a nutrição correta, evitar pequenos problemas de saúde até que esteja pronto para a chegada de uma ninhada e possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Mastim Napolitano.

Assista ao Vídeo

O incrível Terrier Brasileiro 11/07/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Esta importante raça brasileira, mais uma que foi reconhecida pela FCI, possui uma história que se confunde com a própria história do Brasil. Onde foi desenvolvido a partir de Terriers trazidos por jovens brasileiros que estudavam na Europa no final do Século XVIII. Com o desenvolvimento das grandes cidades, os fazendeiros e suas famílias migraram para grandes centros urbanos, onde o Terrier Brasileiro teve a importante função de guardar as mercadorias dos armazéns da ação predatória dos roedores. Incansável, alerta, ativo e esperto. Conheça todas as habilidades e características dessa raça com o especialista e árbitro José Arnaldo Medeiros.

Assista ao Vídeo

Rottweiler 27/06/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

O Rottweiler, esta linda raça de cães de trabalho da qual se tem notícias desde o século II D.C., é o assunto desta excelente palestra por alguém bastante capaz na raça. Há mais na propriedade e criação de Rottweiler do que apenas um pet bonito. Nesta palestra você vai ouvir sobre as origens, suas linhagens e sobre questões importantes como deve ser a atividade de criar cães, com todos os cuidados sobre saúde, o temperamento e a genética. Se você ama sua raça, ou se apenas quer conhecer melhor o Rottweiler, assista mais esta palestra do nosso Programa de Formação Online da CBKC!

Assista ao Vídeo

Conheça o Scottish Terrier 20/06/2020 - das 10:00 às 12:00h (horário de Brasília)

Esta é uma palestra muito especial. Foi elaborada e gentilmente cedida pelo famoso criador e juiz sueco Dan Erickson, ajustada e apresentada para nós neste programa, por nosso palestrante, também competente criador e juiz. Os registros da raça caíram muito no Reino Unido no ano de 2019, no entanto, o The Kennel Club (TKC) anunciou que os registros de filhotes aumentaram 92% nos primeiros meses de 2020, e agora, o Scottie lidera os cinco principais crescimento de registro da organização neste ano de 2020. Conheça esta incrível raça!

Tudo é inspiração com o Cocker Spaniel 13/06/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Nosso palestrante é experiente em muitas raças, no entanto, os Cocker Spaniels ocupam um lugar especial em seu coração. Nesta palestra abordará tudo o que você gostaria de saber sobre esta raça sedutora. Serão abordados muitos tópicos interessantes, com todos os tipos de problemas que os criadores e proprietários de Cocker podem enfrentar, tudo sobre anatomia, os problemas comportamentais, a maneira correta de selecionar os pares reprodutores que usarão no seu programa de criação, a saúde da raça, o Cocker Spaniel como um cão de caça, e todos os pontos que interessam aos aficionados dessa raça tão popular, além de questões dos participantes.

Assista ao Vídeo

Mitos e Verdades - Fila Brasileiro 06/06/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Para aqueles que gostam da raça Fila Brasileiro e desejam conhecer tudo sobre nossa raça nativa esta é uma oportunidade única! A primeira raça brasileira a ser reconhecida pela FCI vai ser detalhada nessa palestra. Esta é uma raça de trabalho por natureza que nos apresenta cães admiráveis. Ainda considerado um personagem anônimo da história do Brasil desde os tempos do Brasil-colônia, o nosso Fila Brasileiro ajudou os colonizadores na conquista de território, protegendo os Bandeirantes de ataques nativos e onças, ajudando na proteção aos rebanhos e até mesmo sendo usado pelos colonizadores para a captura de escravos fugitivos.

Assista ao Vídeo

O Poderoso Bullmastiff 30/05/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

A próxima apresentação do Programa de Formação Técnica da CBKC versará sobre o Bullmastiff, um cruzamento entre o Mastim e Bulldog, o qual foi desenvolvido na Inglaterra do século XIX. Lá, esse gigante foi usado principalmente para desencorajar a caça furtiva em propriedades e em reservas de caça e era conhecido como "Cão noturno dos guarda-caça". O cruzamento Bulldog-Mastiff proporcionou ao Bullmastiff o equilíbrio perfeito entre agressividade e velocidade necessárias para prender os ladrões.

Os Bullmastiffs são cães grandes, contudo gentis, e dedicados aos seus donos. São conhecidos por serem carinhosos em torno de suas famílias apesar do seu tamanho intimidador, e amam, nada mais do que estar com pessoas que conhecem. Originalmente criados para serem cães de guarda, os Bullmastiffs podem proteger - e muito! - as pessoas que amam. A socialização precoce é super importante, pois eles podem suspeitar de qualquer pessoa ou coisa que não conheçam.

Assista ao Vídeo

Em Detalhes: O Shetland Sheepdog 23/05/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Você vai saber tudo sobre os Shetland Sheepdogs, ou apenas, "Shelties", essa pequena grande raça de pastoreio das Ilhas Shetland. Rápidos no corpo e na mente, esta apresentação poderá eliminar muitos equívocos comuns sobre essa raça especial e revelar as verdades e os caminhos certos e errados para ter seu Sheltie. Eles têm uma combinação de beleza incrível com seu tamanho compacto e natureza gentil, fazendo-os um animal de estimação perfeito para a família. Aprenda os truques para selecionar os seus filhotes, como cuidar de sua pelagem exuberante, os tipos americano e inglês, enfim, conheça o Sheltie em detalhes!

Assista ao Vídeo

Baixote em Portugal, aqui: Daschshund 16/05/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Na primeira palestra internacional do Programa de Formação Online da CBKC, você terá a oportunidade de saber muito mais sobre o Dachshund, essa raça que foi criada na Alemanha centenas de anos atrás para caçar Texugos, como aliás o seu nome diz: "DACH" significa Gambá (ou Texugo), e "HUND" significa Cão. Sendo um antigo criador de Dachshunds ou apenas um novo proprietário, ou só não sabe muito sobre a raça e deseja saber mais, assista esta palestra e não se arrependerá! Serão duas horas de agradável bate-papo sobre o Dachshund, quando para além das características gerais da raça, você vai ouvir e poder perguntar sobre vários aspectos importantes como seus tamanhos, tipos de pelagem, a vida e a saúde dos Dachschund. São temas que interessam à criadores, juízes e interessados nessa pequena spacemas adorável raça, e sua participação no plenário desta apresentação será muito importante.

Assista ao Vídeo

"Para Além do Padrão: O Bulldog" 09/05/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Aproveite as explicações de um expert especialista nessa raça, em 2 horas de informações e debates valiosos sobre uma variedade de tópicos essenciais para cultivar a saúde e o bem estar de seu Bulldog. Tudo o que você precisa saber sobre criação, julgamento e apresentação do seu Bulldog Inglês. Informações importantes sobre o Bulldog moderno, sobre o plantel inglês e americano, tudo isso por um palestrante e criador com vasto conhecimento e experiência.

Assista ao Vídeo

"Para Além do Padrão: O Bulldog" 02/05/2020 - 10:00 as 12:00h (horário de Brasília)

Aproveite as explicações de um expert especialista nessa raça, em 2 horas de informações e debates valiosos sobre uma variedade de tópicos essenciais para cultivar a saúde e o bem estar de seu Bulldog. Tudo o que você precisa saber sobre criação, julgamento e apresentação do seu Bulldog Inglês. Informações importantes sobre o Bulldog moderno, sobre o plantel inglês e americano, tudo isso por um palestrante e criador com vasto conhecimento e experiência.

Assista ao Vídeo

Desvendando o Dobermann 25/04/2020 - 10:00 as 12:00 (horário de Brasília)

Um workshop que nos conduzirá pelo mundo dessa raça "Desvendando o Dobermann" como o nome deste evento diz. Serão discutidos o temperamento, o tipo, a cabeça, a estrutura e a movimentação, através de uma apresentação de aspectos importantes da raça. Com sua vasta experiência o palestrante dará suporte à criadores, juízes e amantes da raça para identificar as características ideais da raça. Os participantes aprenderão como planejar sua criação, e definir as qualidades e faltas que o bom juiz deve considerar, e todas as questões que surgirem sobre a raça durante a palestra.

Assista ao Vídeo

Entendendo o seu Spitz 18/04/2020

Uma oportunidade única para você conhecer melhor o Spitz Alemão. 2 horas ininterruptas, apresentação ao vivo em power point, além de intensa participação de todos, com perguntas e respostas, o palestrante abordará todos os aspectos dessa raça hoje tão popular. A tosa, tamanhos, alterações do padrão, cuidados na criação, avaliação de reprodutores e matrizes, demais aspectos da raça que interessam a criadores, juízes e interessados. Participe do plenário de criadores, juízes e aficcionados do Spitz Alemão, na seguda etapa do nosso Programa de Formação Técnica Online.

Assista ao Vídeo

O Fascinante mundo dos Terriers 11/04/2020

Participe da Palestra e discussões online sobre as raças desse importante grupo, conduzida pela renomada criadora, mestre em Ciências Veterinárias, especialista em reprodução canina e juíza All Rounder da CBKC/FCI. Serão 2 horas de informações e esclarecimentos sobre as principais raças do grupo. Serão abordados temas que incluem o grupo como um todo, as origens e propósitos de cada raça, as texturas de pelagem corretas, suas movimentações típicas, e todos os aspectos que devemos saber sobre o grupo.

Assista ao Vídeo

8º Encontro de Árbitros da CBKC 28/03/2020

Programa: Os 4 Pilares do Julgamento

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com