Investigação da estrutura genética da população de Terrier Brasileiro: aplicações na preservação da raça 21/09/2023

No mês de abril de 2022 foi enviado pela CBKC o stud book da raça Terrier Brasileiro, com nomes de cães recodificados em números. Este banco de dados contém 24.101 cães nascidos entre 1978 e 2022, sendo 12.517 fêmeas e 11.584 machos, nascidos em diversos estados brasileiros, e registrados com todas as cores de pelagem possíveis da raça. Em novembro de 2022 foi enviado ao Conselho Cinotécnico um relatório parcial, referente aos dados obtidos até aquele momento. O presente documento consiste no relatório final do projeto de pesquisa, que poderá ser discutido em reunião com o Conselho Cinotécnico.Leia o artigo na íntegra no arquivo anexo abaixo.

Como receber e Cuidar do seu Filhote 20/07/2023

Este folheto informativo foi elaborado pelo Comitê da FCI para o bem-estar e a saúde dos cães e incluído na Biblioteca de Artigos técnicos da CBKC por uma iniciativa do seu Conselho Cinotécnico.

O que é criação responsável? 20/07/2023

Este folheto informativo foi elaborado pelo Comitê da FCI para o bem-estar e a saúde dos cães e incluído na Biblioteca de Artigos técnicos da CBKC por uma iniciativa do seu Conselho Cinotécnico.

Por que escolher um criador filiado à CBKC? 20/07/2023

Este folheto informativo foi elaborado pelo Comitê da FCI para o bem-estar e a saúde dos cães e incluído na Biblioteca de Artigos técnicos da CBKC por uma iniciativa do seu Conselho Cinotécnico.

Cane Corso - Uma breve introdução 29/05/2020

Uma apresentação em vídeo, com informações básicas sobre esta bela raça italiana, que cada vez mais possui admiradores no Brasil e em todo o mundo. Baseado em informações de grandes mestres criadores italianos através de seus livros e informações, foi possível fazer esta compilação para que você conheça melhor esta incrível raça.
 

A perspectiva do Juiz 27/05/2020

Este artigo é quase uma continuação ao nosso artigo anterior sobre os “owner-handlers”, mostrando aos apresentadores amadores qual é a perspectiva dos árbitros quando estão julgando uma exposição. É uma informação importante para que os owner-handlers saibam o que o juiz procura e como comportar-se em relação à isso.

As Vantagens do Owner - Handler 22/05/2020

Como competir com os handlers profissionais com alguma vantagem, aprendendo a treinar e preparar seu cão, escolher juízes e muitas outras coisas que um “owner-handler” deve saber.

Metodologia de Julgamento: Dachshund (Artigo em Inglês) 20/05/2020

Uma excelente compilação sobre o julgamento da raça pelo Clube Nacional Russo do Dachschund , contendo informações de grandes conhecedores e experts. Apesar de estar em inglês, é recheada de instruções que facilitam bastante seu perfeito entendimento.

Over Grooming, você também pratica? 13/05/2020

Como lidar com a situação quando um cão claramente superior teve a pelagem super-aparada, enquanto o exemplar de menor qualidade não foi aparado? Qual deve ganhar? O melhor cão deveria ser eliminado da competição pelo que seria essencialmente um erro ou excesso causado pelo homem? Um cão inferior deve vencer simplesmente porque o outro cão estava irregularmente preparado?A resposta para estas e outras perguntas pelo articulista, Juiz, criador, Ex-Presidente da Dog Judges’ Association of America.

Padrão de Cores Cocker Spaniel Inglês 08/05/2020

Um guia de cores e seu padrão para a raça Cocker Spaniel Inglês, com base em imagens das muitas variações que podemos encontrar nesta linda raça.

Agility - Envolva-se 06/05/2020

Um interessante artigo escrito pela adestradora Minette Boyd, CPDT, que vai nos mergulhar no maravilhoso esporte que é o Agility, no qual eu, você, e qualquer interessado em cães poderá facilmente treinar seus cães e ter sucesso. Treinar seu cão jamais será tão divertido, e vai ajudar você a passar um tempo agradável com seu cão, aprendendo e ensinando, além de criar vínculos, estimulando-os mentalmente!

O Código de Silêncio dos Criadores 28/04/2020

O que a maioria dos Criadores Modernos e a Máfia têm em comum pergunta estranha, você poderia dizer. Infelizmente, é uma comunhão muito real. A resposta é simplesmente o que Padgett, um conhecido geneticista, chama de “Código do Silêncio” para Criadores e, talvez, mais comumente discutido como “Omertà” para a Cosa Nostra. Ambos são silêncios mortais. É fácil entender as razões da conspiração do silêncio quando se refere a criminosos, mas que razões um criador pode ter para manter essa “Omertà”?

O Cimarrón Uruguayo 24/04/2020

Um vídeo produzido pelo Kennel Club Uruguayo, mostrando o desempenho e características de sua raça nacional. Um cão de trabalho, mas também um cão com temperamento muito adequado para a sua família.

 

Cão Pastor de Bucovina (Câine Ciobanesc de Bucovina FCI #357) 22/04/2020

Este é um dos maiores e mais poderosos cães guardiões de gado rústico, e possui fortes qualidades de cão de guarda e mostra-se corajoso e muito combativo quando potenciais predadores estão em próximos, possuindo um latido muito profundo e poderoso. Foi desenvolvido ao longo de muitos séculos por pastores nas montanhas dos Cárpatos, em Bucovina, uma região no norte da Romênia, conhecida como áreas de pastoreio desde tempos imemoriais. Seleção e aprimoramento levaram ao tipo real e a ...

Pastor Romeno dos Cárpatos (Ciobanesc Românesc Carpatin FCI #350) 22/04/2020

É um cão de trabalho romeno desenvolvido há centenas de anos atrás nas montanhas isoladas dos Cárpatos, que manteve todas suas características originais para proteger rebanhos de ovelhas ou seu dono de qualquer dano potencial durante o pastoreio. Grande e parecido com um lobo, este cão é um pastor fantástico, além de um cão de guarda diligente. São famosos por sua bravura, enfrentando qualquer predador que tente invadir seu território, muitas vezes lutando em matilhas. Independente e ...

Cão Pastor Mioritic (Ciobanesc Romanesc Mioritic FCI #349) 22/04/2020

Esta é uma raça de grandes cães guardiões de gado com raízes, com capacidade de derrubar um urso, cuja origem remonta aos antigos romanos. É um cão enorme coberto de pelos grossos e macios. Pode ser branco, com ou sem manchas cinza claro ou creme, ou cinza pálido ou creme por toda parte. O cão deve ter uma aparência “vigorosa”. Esta raça tem disciplina como uma de suas principais características. É um cão calmo e bem-educado, muito apegado à família, mas agirá com grande ...

Avaliando a Respiração dos Cães 08/04/2020

Um vídeo produzido pelo Kennel Club da Suécia onde o grande juiz e criador sueco Göran Bodegård, recentemente falecido, divide conosco uma detalhada e abrangente avaliação sobre os problemas respiratórios dos cães, com a participação da Vet.Med.Dr. Annika Bergström, e do Prof. Vet. Dr. Ake Hedhammar. O vídeo tem a duração de 30 minutos, e com legendas em inglês. Trata-se de informação técnica muito interessante para criadores e juízes.
 

Julgando as Classes Coletivas 26/06/2019

Neste artigos abordamos as definições e métodos de julgamento das classes coletivas em exposição. São elas Duplas ou Parelhas, Grupo de Criação e Progênie.

Julgando os Fox Terriers 01/06/2017

Neste artigo, trazemos uma rápida abordagem da raça Fox Terrier nas duas versões, comentando suas diferenças e como melhor julgar cada uma. Além disso, você irá entender suas origens, as diferenças entre tipos, cores e pelagem.

Julgando o Bulldog Francês 01/06/2017

Uma abordagem sobre os vários aspectos do Buldogue Francês, com ênfase nas recentes alterações no padrão. Avalia estrutura, cores, movimentação e demais aspectos interessantes tanto para criadores como para juízes.

Julgando o Boxer 01/06/2017

Uma visão detalhada sobre o atual padrão da raça, comentando os vários aspectos do devemos observar para o correto julgamento do Boxer, e principalmente sobre os pontos importantes a serem considerados na sua criação.

Julgando o Dálmata 01/06/2017

Além dos aspectos estruturais dessa raça, esse artigo demonstra através de imagens específicas, os problemas que a raça pode apresentar. Comenta as diferenças entre os exemplares europeus e americanos, consultando as opiniões de criadores de ambos continentes.

Julgando o Basset Hound 01/06/2017

Assim como na maioria das raças, para podermos julgar corretamente o Basset Hound é imprescindível levarmos em conta suas funções originais. Somente dessa forma é que poderemos avaliar corretamente cada uma das partes de seu corpo, e o peso que têm em nossa avaliação.

Julgando o Dogue Alemão 01/06/2017

Comenta sobre as diferenças de tipo, demonstrando que os grandes vencedores americanos ou europeus venceriam competições em qualquer lado do Atlântico, e o juiz deve sem- pre procurar os melhores exemplares, sem definir ou preferir “tipos” por origem.

Julgando o Cane Corso 01/06/2017

Este artigo aborda exclusivamente o aspecto e as características das cores do Cani Corso. Trata-se de um tema que causa muita controvérsia entre criadores e fomos buscar o aconselhamento com base em entrevistas com juízes italianos, artigos notas e livros de autores diversos sobre a raça Cane Corso Italiano, particularmente com autoridades da ENCI Ente Nazionale della Cinofilia Italiana.

Julgando o Pug 01/06/2017

A descrição do Pug pelo padrão não é suficientemente clara para dar uma verdadeira imagem da raça, em todos os detalhes necessários. Assim, sendo o Pug uma raça cujo plantel brasileiro é internacionalmente considerado um dos melhores na atualidade, os árbitros precisam ter em mente algumas considerações, para poder desempenhar um bom trabalho nas pistas quando julgarem o Pug. 

Julgando o Dobermann Pinscher 01/06/2017

Esta informação não aborda todos os aspectos da raça mas apenas disserta sobre o equilíbrio, a boca e o temperamento. É baseada numa compilação de artigos publicados por Faye Strauss, juíza do DPCA, Presidente do Comite de Educação de Juízes do Doberman Club of America, juíza e criadora no canil Sherluck e de outros especialistas

Julgando o Pastor Alemão 01/06/2017

Na busca pelo entendimento da atuação de juízes alemães, esta informação do Conselho de Árbitros da CBKC, é baseada numa compilação de artigos sobre esse tema publicados por Lisa Haus, juíza e Diretora do German Shepherd Club do Canada

Julgando o Rottweiler 01/06/2017

Baseado num artigo de autoria da criadora e juíza Suzan Guyn do Cammcastle Rottweilers, cujo texto original da autora sofreu a adaptação ao padrão FCI para a raça, e às regras aplicáveis da FCI. O texto desta publicação representa a opinião da autora, e não necessariamente da CBKC.

Manual de Estrutura e Dinâmica do Cão 01/01/2013

Quer saber mais sobre os cães, sua estrutura, nomenclaturas e demais detalhes técnicos sobre esses animais? Faça o download desse manual com tudo o que você precisa saber e mais! Qualquer reprodução, total ou parcial, dos textos e ilustrações deste Manual de Estrutura e Dinâmica do Cão somente pode ser feita por autorização formal da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA (CBKC).

Na Pista com o Sr. Errado 04/04/2012

Video produzido nos anos 70 pelo AKC - American Kennel Club, para treinamento dos seus juízes, mostrando tudo o que um juiz não deve fazer numa pista de julgamento. A locução original era em inglês, mas nests verso para treinamento dos juízeds da CBKC, substituímos por uma locução em português para facilitar o seu entendimento.

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com