03/04/2019

Abril Azul - Em Pernambuco, Clínica de Cinoterapia faz Tratamento Gratuito com Crianças Autistas

CBKC, Informações, Raças,


Inaugurada em abril 2017, o Centro de Cinoterapia Ivan Sobral do Kennel Club do Estado de Pernambuco (KCEP) é mais uma opção de acolhimento e tratamento para portadores do Transtorno Do Espectro Autista (TEA) em Pernambuco. O projeto recebe, todo sábado, gratuitamente, crianças e adolescentes portadores de autismo para terapia assistida com cães e uma equipe multidisciplinar de psicólogos e adestradores e conta com apoio da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) para seu funcionamento. 


“Enxergamos os cães como os grandes companheiros do homem. E assim sendo, utilizamos sua inteligência e habilidades para auxiliar nas tarefas do dia a dia, especialmente nestas, tão sensíveis e caras a pessoas com necessidades especiais. O projeto de Cinoterapia do KCEP já atuou em hospitais e agora funciona dentro do nosso parque cinófilo. Para 2019, nosso  desafio é o treinamento desses cães para acompanhar as crianças e adolescentes, durante a evolução do atendimento, no dia a dia, garantindo sua autonomia, segurança e integração social no cotidiano”, pontua o presidente do KCEP, Luiz Alexandre de Almeida.


O Transtorno do Espectro Autista engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento cujas características envolvem alterações na qualidade comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, interação social e comportamento. Essas competências aparecem caracteristicamente estereotipadas, com repetições e gama restrita de interesses. Entre as dificuldades, a aproximação com pessoas alheias ao seu círculo familiar, sua casa. "O cão é colocado como uma ponte para que a interação social aconteça, para que a criança responda melhor e se mostre mais aberta. Uma grande dificuldade, se não a maior nos pacientes autistas é a decodificação das diferentes atitudes comportamentos humanos, como gestos e linguagem corporal”, explica o presidente.


No Kennel Club do Estado de Pernambuco, a iniciativa é baseada num protocolo criado pelo clube em parceria com profissionais de saúde e adestradores, desenvolvido em dinâmicas individuais e de grupo, com atividades que estimulam o desenvolvimento psicossocial, motor e de interação. "Os benefícios observados pela implantação do projeto já podem ser percebidos em diferentes instâncias do comportamento, como melhora na comunicação, da autoestima e da motivação. Durante a terapia, o cão se transforma em parte das dinâmicas sociais, de suas atividades e dos seus centros de interesse, provocando essa transformação”, finaliza.  

  

Interessados em participar do projeto, devem entrar em contato com a secretaria do KCEP pelos contatos (81) 3438-5015 / 99833-0055 ou pelo e-mail: secretaria@kcep.com.br.


O Kennel Club do Estado de Pernambuco fica na BR 101 - Norte, KM 65.5 - Jardim Paulista, Paulista - PE. 


Confira aqui as reportagens de Wanessa Andrade sobre a Clínica de Cinoterapia Ivan Sobral do Kennel Club de Pernambuco para a Globonews. A repórter visitou as instalações do clube no Dia da Conscientização Mundial do Autismo, celebrado em 02 de abril. O projeto social tem apoio da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e atende dez crianças com sessões gratuitas de terapia individual e em grupo, orquestrada por equipe de psicólogos, adestradores e cães treinados, toda semana.

Cães Ajudam Desenvolvimento de Crianças Autistas

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com

Precisa de ajuda?