03/06/2020

Confira Cinco Cuidados ao Passear com Seu Cão

CBKC, Informações,


Sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados do dia pelo seu amigo é o passeio. Para deixar este momento mais seguro e agradável, o médico veterinário Christiano Yamasaki (@chrisyamasaki) destaca cinco cuidados essenciais ao passear com seu melhor amigo. Confira:

 

1. Equipamentos: Antes de sair de casa, verifique as condições dos equipamentos a serem utilizados no passeio, como a coleira, guia, peitoral, entre outros. Ajuste bem o equipamento, nem muito apertados e nem com muita folga, o que pode facilitar a fuga, causando um possível acidente como atropelamentos, perseguições a gatos e brigas com outros cães;

 

2- Horários: Cuidado com os horários de passeio! Dê preferência sempre aos horários de temperatura mais amena. É importante reforçar que os cães não transpiram como os humanos, então sempre que possível, realize os passeios das 6h às 8h da manhã ou após às 17h. Lembre-se: seu cão normalmente não usa calçados! Um piso quente pode causar queimaduras nas patas de seu cão.

 

3- Vacinas: A carteirinha de vacinação do seu cão deve estar em dia! Normalmente quando vamos passear com nossos cães costumamos utilizar vias públicas onde outros animais doentes também podem transitar. As vacinas múltiplas caninas (V8-V10) são recomendadas, assim como vacinas para leishmaniose, giardíase e tosse. A recomendação é que seu cão se consulte regularmente com o médico veterinário da sua confiança.

 

4- Vermifugação e antiparasitários externos: Seguindo as recomendações do seu médico veterinário de confiança, mantenha a vermifugação, assim como uso de antiparasitários externos (pulgas e carrapatos), também em dia. É comum que o passeio seja realizado em locais públicos, por isso o uso desse tipo de produto ajuda a prevenir doenças causadas por pulgas, carrapatos e vermes. Além disso, o uso desses medicamentos, recomendados por um médico veterinário, ajuda na prevenção não apenas do seu cão, mas de outros que compartilham o mesmo espaço, incluindo humanos, uma vez que existem doenças que podem ser transmitidas a nós (zoonoses).

 

5- Recolha as fezes do seu cão! Leve consigo sempre uma sacola plástica ou um dispositivo encontrado em lojas especializadas que contém sacos plásticos específicos para recolhimento das fezes. Além demonstrar educação, você ajudará manter sua cidade limpa, ajudará na prevenção de doenças e impedirá desagradáveis “pisões” por outras pessoas nos dejetos deixados pelo seu melhor amigo.


O passeio deve ser um momento de lazer e bem-estar para você e o seu cão, curta-a com responsabilidade!

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com

Precisa de ajuda?