17/04/2019

Centro de Formação de Cão Guia

CBKC, Informações, Raças,

Artigo Centro de Formação de Cão Guia - 2019-04-17

COM APOIO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILA – CBKC, O KENNEL CLUB DO ESTADO DE PERNAMBUCO JÁ FORMOU E ENTREGOU SEIS CÃES GUIAS À SOCIEDADE 

 

Uma das missões maiores da cinofilia no mundo é manter o bom desenvolvimento das raças, respeitando os padrões e suas aptidões. O cão é, realmente, um dos melhores amigos do homem. Suas várias habilidades e inteligência garantiram e garantem ao longo do tempo apoio no cumprimento de várias tarefas, que vão do pastoreio à guarda e até terapias. 

 

A Escola de Cão Guia do Kennel Club do Estado de Pernambuco foi fundada em 2010. Em 2013 teve o primeiro dos cinco cães formados até o momento e doados para deficientes visuais do Estado de Pernambuco. O projeto, apoiado pela Confederação Brasileira de Cinofilia desde 2014, é pioneiro e habilita cães das raças Golden Retriever e Labrador Retriever para acompanhando cegos no dia a dia pelas ruas de Pernambuco.

 

O cão-guia é um animal adestrado para guiar e auxiliar pessoas cegas ou com grave deficiência visual no dia a dia. Eles têm capacidade de discernir perigos e obstáculos nos percursos dos deficientes. O trabalho é fruto de um trabalho orquestrado e rigoroso de adestramento. 

 

Morgana, membro da equipe de treinadores do projeto, destaca o cuidado e o respeito que devem ser tomados com pessoas cegas acompanhadas dos animais: “Esses cães, quando estão com guia, são cães de serviço. O treinamento os ensina a proteger, guiar e tornar o deficiente mais autônomo para se locomover no dia a dia”. Por serem animais extremamente dóceis, não é comum casos de pessoas que queiram dar carinho a eles enquanto estão com seus parceiros na rua, mas há todo um cuidado. “É importante não alimentar e nem mesmo tocar no cão-guia, para que ele não saia da concentração e ponha o cego em situação de perigo”, completou.

 

 "Minha vida hoje é totalmente diferente. Com Mamute sou muito mais independente. Ele é meu grande amigo, meu companheiro, até fiz uma tatuagem dele no meu braço”, falou o professor Ivanilton Portela, 42, professor brailista, que recebeu o cão Mamute, da raça Golden retriever, em novembro de 2016.

 

Além de Mamute, Aisha, Simba, Jolie, da raça Golden Retriever, e Argus, da Raça Labrador, já foram formados e são os olhos de deficientes visuais pelas ruas de Recife, Olinda e Garanhuns. Em 2019, mais duas entregas serão realizadas. Os cães Luke e Dalila, da raça Labrador Retriever, estão em fase final de treinamento para serem os olhos e companheiros da advogada Ana Wanessa Vasconcelos Dias e do professor de música Rodrigo de Moura Cardoso.

 

Em média, ocorrem duas entregas por ano e a ação de preparo envolve o esforço de muita gente. “Os cães viveram com famílias acolhedoras voluntárias por cerca de um ano, até atingirem a idade para o treinamento técnico. Para realizar este projeto, o Kennel Club foi adaptado. Construímos um espaço com ruas, calçadas e sinais de trânsito para simular situações do nosso deslocamento do dia a dia para o cão e o deficiente. O espaço também conta com alojamentos para receber o contemplado durante parte do treinamento”, explica Luiz Alexandre Almeida, presidente do Kennel Club de Pernambuco

O Centro de Formação Cão-Guia é uma iniciativa sem fins lucrativos. “Temos a intenção de ampliar este projeto e preparar mais cães-guias. Atualmente, temos uma lista de espera de 10 pessoas”, conta Luiz Alexandre. “Entender o comportamento e as peculiaridades de cada raça nos ajudam a desenvolver projetos como a formação de cães-guia de cegos e de terapia para crianças com autismo como desenvolvemos aqui no clube”, completa.

O projeto cão-guia, assim como o Cão Funcional e os projetos de terapia assistida com cães desenvolvidos por Kennel Clubs e Federações em todo o país são formas para apresentar a sociedade o potencial de cães de raça e estreitar as relações entre pessoas e animais. É um orgulho para a Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC incentivar e desenvolver esses projetos. 

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com

Precisa de ajuda?