Um Evento único que reúne as mais diversas modalidades modalidades de Esportes Caninos.

TAUBATÉ SEDIA AS OLIMPÍADAS CBKC, O MAIOR EVENTO DE ESPORTES CANINOS DO BRASIL
Evento contará com mais de 250 cães competindo em seis modalidades
Os apaixonados por cachorros podem marcar no calendário: as Olimpíadas CBKC, o maior evento de esportes caninos do Brasil acontece entre os dias 8 e 11 de junho, no ADC Volkswagen Clube, em Taubaté, São Paulo. Julgado por árbitros das Américas e Europa, o evento deve reunir mais de 250 cães competindo em seis modalidades de adestramento canino: Agility, Busca e Resgate, Canicross, IGP, Mondioring e Obediência FCI.
“Os esportes caninos e as competições ganham cada vez mais popularidade em todo o mundo e vem conquistando, cada vez mais, adeptos aqui no Brasil graças ao trabalho consistente do Conselho Nacional de Adestramento da CBKC (CNA). A nossa olimpíada vem somar a esses esforços, estimulando a prática de esportes e o adestramento de cães no Brasil”, comenta Fábio Amorim, Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC.
Organizada pelo Conselho Nacional de Adestramento da entidade, a competição reunirá, pela primeira vez, seis modalidades em um único evento sendo disputadas simultaneamente aqui no Brasil. “Os esportes caninos combinam o adestramento com as atividades físicas que, além de melhorar a capacidade de compreensão dos cães, também os ajuda a ficar longe de problemas de comportamento ligados ao sedentarismo. Sem contar, que a prática desses esportes amplia os laços de amizade com nossos melhores amigos, fazendo dessa parceria incrível entre homens e cães algo único", afirma o adestrador Cesar Beux, Coordenador do CNA.
Nas Olimpíadas CBKC, os cães e seus adestradores estarão envolvidos em modalidades desafiadoras. O IGP, considerado como um "triatlo para cães", avalia a performance física e emocional dos animais, colocando à prova seu faro, obediência e proteção em três níveis de dificuldade gradativos. Já a Obediência FCI requer uma intensa concentração e perfeição do cão ao trabalhar em conjunto com seu condutor e sempre de forma alegre e espontânea.
A modalidade Busca e Resgate, que desempenha um papel essencial em situações de emergência, será exaltada durante as Olimpíadas. Serão avaliadas em diferentes categorias como busca em matas, escombros e busca por odor específico. A CBKC, por meio do CNA, fortalece o treinamento desses cães e estabelece parcerias com diversos órgãos de segurança no país.
O Canicross, uma corrida cross country, é realizado pelo cão e seu tutor, em busca não só de vitória, mas também de diversão. Outra modalidade confirmada é o Mondioring, onde sempre há um tema, uma decoração e ordem distinta dos exercícios, de forma que estes cães sejam testados em uma prova contínua que engloba os exercícios de obediência, saltos e proteção.
E para fechar a lista, temos o Agility, esporte praticado por um cão e seu condutor. Nessa prova de habilidade, a dupla deve completar um percurso com vários obstáculos, sem cometer infrações e no menor tempo possível.
"Organizar um evento deste porte é um grande desafio, mas também uma grande felicidade. A comunidade da cinofilia brasileira pode ter certeza de que serão dias muito especiais para todos os amantes de cães, praticantes e admiradores do esporte!", enfatiza Cesar Beux, coordenador do CNA.
Com patrocínio master da PremierRPet, Olimpíadas CBKC é um evento único para os esportes caninos no Brasil, reunindo competidores talentosos, cães incríveis e uma atmosfera de amizade e diversão. A competição é aberta aos visitantes que, além de reforçar a torcida, contaram com uma estrutura acolhedora para receber família, expositores de produtos caninos e diversos brindes a disposição. O evento também conta com patrocínio da Zawar, Hawary e Organact.
Sobre a CBKC
A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade máxima responsável pela regulamentação e promoção dos esportes e atividades relacionados aos cães de raça no Brasil. Seu objetivo principal é o desenvolvimento e aprimoramento das raças caninas, além de incentivar o relacionamento saudável entre os cães e seus proprietários. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do Globo.
Agility

Sobre a Modalidade
Agility é uma atividade de agilidade praticada por duplas compostas de um cão e seu condutor.
O condutor deve conduzir seu cão, sem guia ou coleira, sem tocá-lo e sem a utilização de brinquedos ou comida (usando apenas gestos e comandos verbais), em um percurso com vários obstáculos, seguindo regras específicas em cada um deles.
Qualquer pessoa, seja ela criança, adulto ou idoso, e qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar o Agility desde que suas condições de saúde assim o permitam.
Importante ressaltarmos que a modalidade Agility, durante as Olimpíadas CBKC, vai selecionar os vencedores para as vagas para o Campeonato Mundial de Agility na República Checa, em Setembro de 2023.
Conheça os Árbitros dessa Modalidade

Alvaro Martinez
(Uruguai)
- Juez Internacional FCI desde 2019.
- Competencias Juzgadas:
- Ranking Uruguayo
- Regional BsAs
- LAO Chile 2022
- Ranking Nacional Argentina
- Ranking Chile (Temuco)
- Selectivo Uruguay 2023 Competidor.
- Campeón uruguayo 2016 al 2021
- Competidor Large AWC 2016
- Campeón A&C equipo médium 2017
- Tercer Puesto equipo midi AAO 2019
- Segundo puesto A&C 2022 equipo midi.
- Campeón LAO 2022 Large

Jose Luis Filho
(Brasil)
- Médico Veterinário
- Juiz Internacional de Agility
- Proprietário do Espaço Ducão
- Criador de Border Collie
- Campeão Mundial de Agility
- Bi-Campeão Américas e Caribe
- Mais de 10x Campeão Brasileiro de Agility

Dan Wroblewski
(Brasil)
- Veterinário Unifenas desde 1984
- Pós graduado em MKT Anhembi Morumbi 92
- Pós graduado Comportamento Cães e Gatos. PUC Curitiba 2012
- Criador de cães desde 1988 propietário do Canil dos Pardais .Border Collie e Pastor de Shetland
- Vice presidente do Kenel Clube São Paulo
- Pioneiro do agility no Brasil
- Árbitro Internacional de Agility desde 2001
- Chefe de Equipe da seleção brasileira de agility nos mundiais de agility de 1999 a 2009 onde o Brasil conquistou 3 titulos de Campeão mundial de agility (Alemanha 2002 e Finlandia 2008)
- Como condutor de de cães de agility conquistei o Bi Campeão do Campeonato das Américas e Caribe de Agility ,individual Standard com a border Collie Dina, 2007(México) Finlandia 2008 (Argentina)
- Ministrei seminários de agility e formação de árbitros em toda América Latina.
- Propietário do Parque Canino Dog World: Escola de Agility, Hotel,Lar Transitório e Day Care ,com duas unidades ( SP e Cotia)
- Atua como treinador de cães de agility e realizo consultas comportamentais visando a melhora da relação Dono/Cão e o Bem-Estar Canino.

Paulo Prado
(Brasil)
- Juiz Internacional de Agility (FCI)
- Proprietário do CT Magic Blanka Agility
- Instrutor de Agility
- Integrante da seleção Brasileira de Agility em 10 campeonatos Mundias (categorias Small, medium e Large)
- Campeão Mundial Small (2008 / Finlandia)
- Hexa campeão Brasileiro categoria Small
- Multi campeão Individual e por equipes Americas e Caribe ( categorias Small, medium e large)
Faça o download do Regulamento da Modalidade
Faça o download do Regulamento XXIII Campeonato Brasileiro de Agility
Busca e Resgate

Sobre a Modalidade
Os primeiros casos documentados do uso de cães na busca de pessoas vem do Monte St. Bernard Hospice, St. Gothard e outras passagens dos Alpes, com dados a partir de 1800.
Em 1899 na Europa, ambulâncias caninas militares foram utilizadas, onde os cães saiam a campo procurando soldados feridos, levando consigo uma "mochila" com água e brandy e bandagens. Eram capazes de guiar o soldado ferido ao encontro de seus companheiros.
Um terremoto devastador na Armênia em 1988 mobilizou o mundo do cão de resgate. Fazendo surgir um protocolo de treinamento e testes para os cães a serem utilizados.
Desta época até os dias de hoje o treinamento veio se aperfeiçoando e os cães são amplamente utilizados na busca de pessoas perdidas em matas, soterradas em escombros ou em avalanches, além de salvamento aquático e busca por odor especifico.
Insarag, Iro e FCI juntas fortaleceram a cooperação internacional e padronização das provas dos cães.
Nas Olimpíadas CBKC teremos o desafio de fazer as provas iniciais das modalidades Rural, Escombros e Mantrailing. Dando o pontapé inicial na avaliação desportiva dos cães de busca.
Conheça os Árbitros dessa Modalidade

Rita Leivas Leite
- Membro ACECC – Asociacion Civil Escuela Canina de Catástrofes Bs. As AR desde 2014
- Juíza Internacional de Busca e Resgate IRO International Search and Rescue Dog Organization AT desde 2016
- Treinadora de Cães de Busca e Rescate desde 2005, com cães: Amor RH-T A e B / RH-FL A e B | Clara RH-T A e B / RH-FL A e B
- Trabalho e treinamento de cães em atividades terapêuticas desde 2012, com cães: Amada, Clara e Glória Labramores (Cepon – Centro de Pesquisas Oncológicas – SC), Cão Amigo e Patas do Bem.
- Proprietária Canil Labramores desde 2005
- Fundadora ABRESC Associação Brasileira de Busca e Resgate com Cães em 2005
- Farmacêutica e Representante comercial
- Idiomas: Português, Espanhol e Inglês
Faça o download do Regulamento da Modalidade
Canicross

Sobre a Modalidade
Canicross é um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno rustico, onde o homem e seu melhor amigo, o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Cão e Humano sempre atrelados por uma guia elástica. O condutor usa um cinto para correr com as mãos livres, que se conecta a guia elástica, e essa se conecta ao colete de tração (Arnês) no cão. A guia elástica reduz o choque em ambos, já que na maioria das vezes o cão é mais veloz que o humano.
O esporte é originário da Europa, onde foi criado como forma de treinamento para cães. Percebendo que essa pratica dava prazer para ambos, decidiram que este poderia ser um hábito bom.
Em 1982 na França, o veterinário Dr. Gilles Pernound inventou o Canicross, para ele um método de socialização dos cães.
A primeira competição de Canicross foi organizada em 1986 na França por seu criador e em 1988 na Bélgica por Jean-Luc Bertinchamps.
Conheça os Árbitros dessa Modalidade
Em breve mais informações sobre os Árbitros dessa Modalidade.
Faça o download do Regulamento da Modalidade
IGP

Sobre a Modalidade
O IGP, do alemão Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung (Regulamento de Prova Internacional de Cão de Utilidade) testa as habilidades natas das raças caninas como o Faro, Obediência e Proteção com três níveis de dificuldade gradativos.
É como um triatlo para cães, onde é avaliado sua performance física e emocional, buscando desta forma o melhoramento genético das raças através das provas de seleção.
Provas
Serão realizadas as seguintes provas durante as Olimpíadas de Adestramento 2023:
- » Campeonato Brasileiro de IGP Inter-Raças CBKC 2023
- » Campeonato Brasileiro de IGP Pastor Alemão CBKC 2023
- » Campeonato Brasileiro de IGP PB Malinois CBKC 2023
- » Copa do Brasil de IGP 1 e IGP 2 Inter-Raças CBKC 2023
- » Seletivas para FCI / FMBB
Conheça o mapa das provas
Proteção

Obediência

Conheça os Árbitros dessa Modalidade


Conheça os Figurantes dessa Modalidade

Victor Saad
(Brasil)

Diego Silva
(Brasil)

Marcio Cerqueira
(Brasil)
Faça o download do Regulamento da Modalidade
Mondioring

Sobre a Modalidade
O Mondioring é um esporte internacional praticado desde os anos 80, com finalidade de destacar as aptidões dos cães, a qualidade do seu adestramento, o controle do seu condutor e, sobretudo, o patrimônio genético do cão.
O programa é constituído por três tipos de provas, que se desenrolam obrigatoriamente na seguinte ordem:
- Exercícios de obediência.
- Exercícios de saltos.
- Exercícios de proteção.
A superação e a coragem são sinônimas na relação existente da dupla Homem-Cachorro durante as provas. Os eventos são abertos ao público, possibilitando que a modalidade esportiva demonstre um verdadeiro espetáculo aos curiosos e admiradores da prática.
Desde meados dos anos 2000, treinadores e criadores de cães de trabalho no Brasil despertaram seu interesse pelo Mondioring, criado no fim da década de 80 na Europa. O Mondioring foi criado por juízes de diferentes modalidades de esportes com cães de guarda, que desenvolveram um programa avaliativo que contemplasse diversos aspectos da interação entre homem e cão sob uma série de exigências e distrações. Pelo fato de o circuito de prova acontecer dentro de uma arena fechada, surgiu assim o nome Mondioring, que, em tradução livre, significa Ringue Mundial.
Em 2007, foi realizada a 1 ª (primeira) prova de Mondioring em território nacional. Em 2008, o Brasil teve sua 1ª (primeira) comitiva internacional, na qual 2 (duas) duplas participaram do campeonato mundial. Nos anos que se seguiram foram realizados vários seminários com juízes internacionais, provas com cães e homologação de figurantes. Assim, aos poucos, o esporte foi se consolidando em nosso país.
Atualmente o Mondioring Brasil tem muitos adeptos, espalhados por todas as regiões do País, cm cães já titulados em todas as categorias: categoria 1, categoria 2 e categoria 3.
No ano de 2022 o Campeonato Brasileiro de Mondioring, realizado em Florianópolis, contou com a presença de mais de 30 binômios, advindos de diversas partes do país e, inclusive, do exterior.
As Olimpíadas CBCK também darão ao Esporte a oportunidade inédita de, pela 1º (primeira) vez, efetivar a final do Campeonato Brasileiro em conjunto com as outras modalidades de esportes caninos: Agility, Busca e Resgate, Canicross, IGP e Obediência FCI.
Diferencial das Olimpíadas para o Mondioring
Julgamento: Thierry Lepellec
Com extenso currículo no Mondioring, Thierry Lepellec, de origem francesa, foi Campeão Mundial em 2012 e chefiou os figurantes de seu país durante 5 (cinco) anos. Com grandiosa experiência no esporte, trará ao Mondioring Brasil muito conhecimento e dará ao esporte a oportunidade de ter contato com diferentes perspectivas de julgamento.
Tema da Prova: Em decorrência da cidade sede do evento ser em Taubaté, cidade de nascimento do escritor Monteiro Lobato, o tema da prova escolhido será o Sítio do Pica-pau amarelo em homenagem ao mesmo.
União de Modalidades
As Olimpíadas CBCK também darão ao Esporte a oportunidade inédita de, pela 1º (primeira) vez, efetivar a final do Campeonato Brasileiro em conjunto com as outras modalidades de esportes caninos: Agility, Busca e Resgate, Canicross, IGP e Obediência FCI.
Conheça os Árbitros dessa Modalidade

Thierry Lepellec
(França)
Com extenso currículo no Mondioring, Thierry Lepellec, de origem francesa, foi Campeão Mundial em 2012 e chefiou os figurantes de seu país durante 5 (cinco) anos. Com grandiosa experiência no esporte, trará ao Mondioring Brasil muito conhecimento e dará ao esporte a oportunidade de ter contato com diferentes perspectivas de julgamento.
- Competidor, Figurante, Árbitro e organizador de provas de Mondioring
- Responsável pelo grupo de figurantes na França – 2015-2020
- Seleção de Figurantes na França e em Mundiais
- Campeão Mundial de Mondioring em 2012
- Campeão da França nível 2
- 8x Vice-campeão da França nível 3
- 9 x Participação no campeonato mundial
- Campeonato mundial de 2017 com 2 cães [macho nível 3, fêmea nível 2.]
- 10 x Árbitro em campeonato francês
- 20 x Árbitro em campeonatos estrangeiros
- Árbitro nível 3 FMBB pela primeira vez em 2023
- 28 anos trabalhando com cães
Faça o download do Regulamento da Modalidade
Obediência FCI

Sobre a Modalidade
O esporte nasceu no final do século XX, no norte da Europa. Na época, diversos treinamentos como guarda e proteção e Schutzhund (atual IGP) eram praticados na Europa e levantavam a admiração de muitos.
Adestradores e donos de cachorro, inspirados pelo bom adestramento desses cães, começaram a praticar os exercícios que não requeriam um tamanho e uma força específica e, desse jeito, provas de obediência começaram a ser organizadas, fazendo nosso esporte se espalhar pela Europa e, hoje, pelo mundo.
É uma disciplina esportiva constituída por exercícios de obediência (como o Junto) e praticada em diversos países do mundo.
É uma forma fantástica de levar sua metodologia à excelência. Nas provas, a aptidão, vínculo e motivação do cachorro são extremamente importantes.
Como em outros esportes, nossos competidores treinam com diversos objetivos: conseguir a aprovação e o título; destacar-se e melhorar; por diversão; ou simplesmente porque é uma paixão.
Nosso esporte pode ser chamado Obediência FCI ou Obediência Classe Internacional (OCI), em referência à Classe 3, por ser a classe usada em competições internacionais.
Conheça os Árbitros dessa Modalidade

Patricia Baronello
Argentina
- Adestradora de Cães (FCV-UBA)
- Chefe de Comissão da Escola de Adestramento da Faculdade de Ciências Veterinárias (UBA)
- Secretaria de Comissão Nacional da OCI - FCA
- Diretora da Escola de Auxiliares da Comissão Nacional OCI
- Árbitra da Comissão de Obediência - FCA
- Palestrante em mais de 20 Cursos e Seminários realizados sobre Conduta e Adestramento
Faça o download do Regulamento da Modalidade
Volkswagen Clube Taubaté

Somos uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos naturais de alta qualidade para cães e gatos e pioneira no desenvolvimento de alimentos Super Premium no Brasil. Existimos para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível.
Acreditamos que as entidades e clubes de raças possuem um papel fundamental no desenvolvimento da criação consciente e de alta qualidade no Brasil, seguindo os padrões de bem-estar animal e prezando pela saúde, liberdade e boa alimentação dos cães e gatos.
Clique aqui e conheça a PremieRpet®