As exposições caninas fazem parte do universo da cinofilia, responsável pela manutenção e desenvolvimento dos cães de raça pura em todo o mundo. Através dessas competições, criadores são estimulados a manter a padronização das características e habilidades únicas de cada raça canina.
É responsabilidade da FCI, entidade internacional sediada na Bélgica, regular e padronizar as raças caninas, em todo o mundo,desde 1911. A Federação Internacional é atualmente composta por 95 países, entre membros associados e contratantes, em todos os continentes e já reconheceu mais de 350 raças puras até o momento.
As exposições de cães de raça pura no Brasil são organizadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC e seus associados que são os Kennel Clubs, Federações Cinófilas, Conselhos de Raça e Clubes ecléticos. A missão da CBKC é o bom desenvolvimento das raças de cães no Brasil, preservando suas características e habilidades.
De acordo com o Regulamento de Exposições da CBKC, com referência às raças em competição, as exposições podem ser: a) Gerais (para todas as raças); b) de raça (para cães de uma só raça); c) especializadas da raça (abertas a cães de uma só raça, com preenchimento de súmulas pelo árbitro); d) especializadas de grupo (para raças do grupo para qual a exposição está sendo promovida)
Para se inscrever:
Os competidores devem verificar as etapas de inscrição diretamente com o clube organizador. Após a inscrição e pagamento da respectiva taxa, deve ser preenchida a ficha contendo obrigatoriamente o nome do cão, sexo, número de registro, raça, variedade, classe, data de nascimento, filiação, nome do criador, nome e endereço do proprietário com telefone, país ou estado de origem do cão e cópia do pedigree devidamente emitido por entidades do sistema FCI/CBKC. É também importante e necessário que a saúde dos cães inscritos esteja em dia e certificadas por laudo veterinário mais carteira de vacinação atualizada.
Entenda as classes consideradas em uma exposição canina:
Ao todo, são consideradas 08 classes. De cada classe são escolhidos os melhores machos e, em seguida, as melhores fêmeas. O melhor macho jovem e o melhor macho adulto concorrem com a melhor fêmea jovem e melhor fêmea adulta, juntamente com veteranos (se houverem) para a escolha do Melhor da Raça.
Confira as 08 classes de uma Exposição da CBKC:
- Classe Inicial: cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade. Competem ao título de Campeão Inicial;
- Classe Filhote: cães de seis meses e um dia a nove meses de idade. Competem ao título de Campeão Filhote;
- Classe Jovem: cães de nove meses e um dia a dezoito meses. Competem ao título de Campeão Jovem;
- Classe Intermediária: cães de quinze meses a vinte e quatro meses (exceto para cães que já possuem os títulos de Campeão ou Grande Campeão conquistados). Competem ao título de Campeão e Campeão Internacional;
- Classe Aberta: destinada a cães com mais de quinze meses e um dia. Competem ao título de Campeão e Campeão Internacional;
- Classe Campeonato: cães que já possuem títulos de Campeão. Competem ao título de Grande Campeão e Campeão Internacional;
- Classe Grande Campeonato: cães que já possuem título de Grande Campeão. Competem ao título de Campeão Internacional.
- Classe Veterano: cães que já possuem idade superior a oito anos.