CBKC: UM TRABALHO A SERVIÇO DA CINOFILIA NACIONAL

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do Globo. A CBKC também possui convênios com os Clubes AKC (EUA), CKC (Canadá), The Kennel Club (Inglaterra) e ANKC (Austrália).



Entre as suas principais atribuições, estão as de dirigir a cinofilia nacional, através das federações e entidades assemelhadas; instalar e manter o serviço de registro genealógico de cães de raça pura, fornecendo os respectivos certificados; manter relações com as entidades cinófilas internacionais; estimular e orientar a cinofilia nacional, por meio de convênios e intercâmbios; entre outros.


O Diretor-Presidente é o Fábio Moreira Amorim, que não tem medido esforços para elevar a cinofilia brasileira ao mais alto patamar, como uma das maiores do mundo, em todos os aspectos. Para isso, ele conta com o apoio de um grupo técnico e experiente de cinófilos, de todas as regiões do país. Juntos formaram nos últimos anos o pilar que sustentou toda essa evolução.


Em 2017, a CBKC registrou quase 150 mil cães. Atualmente, o Brasil está no quinto lugar no ranking dos países que mais registram cães no sistema da FCI, que conta com mais de 90 países associados. Números que comprovam a qualidade do trabalho desenvolvido, sempre primando pela eficiência, imparcialidade e aprimoramento técnico de seus diretores, funcionários, quadro de árbitros, e demais envolvidos nessa atividade maravilhosa que é a criação de cães de raça pura.


Atualmente, são mais de 80 clubes afiliados à CBKC, estamos presentes em todos os estados da Federação. A CBKC possui também diversos conselhos especializados de raças, tanto os clubes afiliados quanto os especializados contam com total apoio da CBKC na realização de seus eventos, tais como: exposições gerais e especializadas de raças; cursos técnicos, simpósios, entre outros.


Oferecer o suporte necessário para o aprimoramento da criação de cães no Brasil tem sido um compromisso constante de nossa entidade. Neste sentido, a CBKC procura interagir com seu público-alvo, através de seus conselhos de árbitros, cinotécnico e disciplinar, com a realização de palestras e encontros, sempre zelando pela qualidade e formação técnica da cinofilia brasileira.


Em 2018, o Brasil foi a sede da Exposição das Américas e Caribe, a maior exposição de cães das Américas. O evento foi realizado entre os dias 01 e 03 de junho, na cidade de Fortaleza, contando com mais de mil cães inscritos provenientes de todas as regiões do Brasil e mais de 15 países. Esta foi a terceira edição do evento no Brasil.


A CBKC parte agora para mais um desafio: o de organizar a Exposição Mundial de Cães de 2022, nesse ano comemoraremos 100 anos da cinofilia brasileira. A capital paulista foi escolhida para ser a sede deste grande evento.



A CBKC, visando total transparência para seus membros, cinófilos e amantes dos cães, disponibiliza seu estatuto de forma aberta, buscando sempre atualiza-lo de forma a manter seus objetivos claros e segurando um meio mais justo, eficiente e acessível a todos.


Conheça nosso Estatuto


O presente Código de Ética e Disciplina Cinófilos regula os direitos e deveres de todas as pessoas jurídicas e físicas que atuam na cinofilia nacional, independentemente dos cargos e funções que ocupam.



Mantenha-se Informado


Circulares

03/10/2023 - Circular 406/23 - Atualização do Regulamento de Pedigree de Exportação para Raças Brasileiras


ATUALIZAÇÃO DO REGULAMENTO DE EMISSÃO DE PEDIGREE DE EXPORTAÇÃO PARA RAÇAS BRASILEIRAS – CBKCPrezados, A ... Leia mais

Calendário

Não perca nenhum evento


Acesse nosso calendário online e fique por dentro de todas as exposições e eventos do mês.

Leia mais

Ranking CBKC

Conheça os Campeões


Acesse nossa página e veja quem chegou primeiro no ranking cinófilo.


Leia mais

Todos os Direitos Reservados © 2024 - Designed by: Th-Project.com

Precisa de ajuda?