CBKC: UM TRABALHO A SERVIÇO DA CINOFILIA NACIONAL

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede própria no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. É membro federado da Fédération Cynologique Internationale (FCI).


Entre as suas principais atribuições, estão as de dirigir a cinofilia nacional, através das federações e entidades assemelhadas; instalar e manter o serviço de registro genealógico de cães de raça pura, fornecendo os respectivos certificados; manter relações com as entidades cinófilas estrangeiras; estimular e orientar a cinofilia nacional, por meio de convênios e intercâmbios; entre outros.


Desde de 1985, tem como Diretor-Presidente o Dr. Sergio Meira Lopes de Castro, que nesse período não tem medido esforços para elevar a cinofilia brasileira ao mais alto patamar em que hoje se encontra, como uma das maiores do mundo, em todos os aspectos. Para isso, ele conta desde então com o apoio de um grupo técnico e experiente de cinófilos, de todas as regiões do país. Juntos formaram nesses mais de 30 anos o pilar que sustentou toda essa evolução.


Em 2016, a CBKC registrou quase 160 mil cães. Números que comprovam a qualidade do trabalho desenvolvido, sempre primando pela eficiência, imparcialidade e aprimoramento técnico de seus diretores, funcionários, quadro de árbitros, e demais envolvidos nessa atividade maravilhosa que é a criação de cães de raça pura.


Atualmente, são mais de 80 clubes afiliados, divididos em 25 estados da Federação, além de conselhos especializados de raças. Estes contam com total apoio da Confederação na realização de seus eventos, tais como: exposições gerais e especializadas de raças; cursos técnicos, simpósios, cursos de formação de juízes, formação de handlers, manejo e temperamento, entre outros.


Oferecer o suporte necessário para o aprimoramento da criação de cães no Brasil tem sido uma preocupação constante da entidade. Neste sentido, a CBKC procura interagir com seu público-alvo, através de seus conselhos de árbitros, cinotécnico e disciplinar, com a realização de palestras e encontros, divulgação periódica de boletins técnicos e circulares, sempre zelando pela qualidade e formação técnica da cinofilia brasileira.


Em 2018, o Brasil sediará a Exposição Américas & Caribe, maior exposição do continente americano, evento que acontecerá de 1º a 3 de junho, no Ceará. E parte atualmente para um objetivo ainda maior: o de sediar a Exposição Mundial de Cães, em 2022 (ano em que comemoraremos os 100 anos de cinofilia no Brasil), trabalho este cujo documento já foi enviado ao presidente da FCI, Sr. Rafael de Santiago, em março deste ano. Se der certo, e vai dar, o evento virá coroar todo esse trabalho da CBKC, que vem sendo desenvolvido para atender você, cinófilo brasileiro!