06/02/2019

Posse responsável - cão feliz é cão amado e cuidado

Conhecimento, Cuidados, Dicas, Informações, Pet,

Um cão é um novo membro da família. Ele merece atenção, carinho e um ambiente adequado para viver. Posse responsável é garantir o bem-estar do animal, com cuidados constantes de higiene e prevenção de doenças, condução segura, proteção e cuidados gerais.


A decisão de ter um cachorro tem que ser muito bem pensada. Cuidar de um cão é um compromisso para toda a vida do animal e o tutor tem a responsabilidade de assegurar seu bem-estar.


Levar o animal a consultas regulares com um veterinário, passear diariamente, manter a vacinação em dia, oferecer uma alimentação adequada e manter um espaço arejado e limpo são algumas das tarefas que o tutor precisa seguir para cuidar de um cão. Confira aqui 5 dicas para garantir o bem-estar do seu cachorro:


 • Passeios e brincadeiras: Os passeios são importantes para a saúde mental e física dos cães. É importante, também, criar uma rotina de brincadeiras para estimular o desenvolvimento mental e motor dos cães desde filhotes; 

 • Saúde: A vacinação é um compromisso que você não pode faltar com seu cão. Somente ela pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva. Além disso, é importante levar o seu cão à consultas regulares com um médico veterinário para check-ups gerais;

 • Identificação e registro: Deixe em dia a documentação do seu cão. Caso o Pedigree do seu cão não esteja no seu nome, você pode solicitar a Transferência de Propriedade junto ao Kennel Clube da sua região. Além disso, é recomendável inserir seus dados na placa de identificação presa à coleira ou procurar um Médico Veterinário para a implantação de microchips. A identificação é importante para que seu cão seja devidamente identificado caso se perca.

 • Alimentação: Cuidados redobrados com a alimentação do seu cachorro. Ele precisa de uma alimentação balanceada e de água limpa e disponível durante todo o dia;

 • Higiene: É essencial manter um espaço limpo e arejado para seu cachorro. Escove e dê banhos com frequências. Combata pulgas, carrapatos e outros parasitas com produtos específicos e indicados por um médico veterinário. 


Outras responsabilidades do dono passam pelo cumprimento das regras sociais e legais. Desde a recolha dos dejetos em áreas públicas, uso da guia corretamente, controle de ruídos, entre outros. É importante lembrar que abandonar um animal é um ato cruel e crime previsto na Lei Federal 9605/1998.

Todos os Direitos Reservados © 2019 - Designed by: Th-Project.com